Home Mac OS X Mactopia: Microsoft no seu Mac

Mactopia: Microsoft no seu Mac

por Gino Olivato

Muitos amigos recém chegados ao mundo Mac me perguntam sobre a necessidade de aplicativo Microsoft em seu Apple. Diferente do que muita gente pensa, a Microsoft é a maior empresa de desenvolvimento de software para Macintosh fora da Apple. A Macintosh Business Unit (carinhosamente chamada de MacBU) foi criada em janeiro de 1997, mas muito antes disso, em 1984, a Apple a Microsoft lançou o Word 1.0 para Macintosh. Hoje existe um site da Microsoft totalmente dedicado ao Mac, o Mactopia, existe também uma versão em português.

O conteúdo deste site traz todos os aplicativos disponíveis para o Mac OS, grande parte da família Office: Word, Excel, PowerPoint e Entourage – este último é o Outlook. Claro que esse pacote é pago, R$299,00 na Fnac.

Existe também aplicativos free! Como o Messenger e o Remote Desktop. O primeiro dispensa apresentações, o Remote é um aplicativo com o qual é possível capturar a tela do PC e operá-lo, de dentro do Mac.

Eu tenho o pacote do Office e utilizo o Remote Desktop ambos são ótimos para o legado Microsoft.


You may also like

8 comentários

Adium: Messenger sem Mistérios » MacMinds 08/12/2009 - 08:52

[…] dentre elas a versão Mac do Messenger da Microsoft disponível no site Mactopia (detalhes neste post). Depois de testar o Messenger e outros aplicativos optei pelo o Adium (wiki) por diversos […]

Responder
Flavio Donadio 12/12/2009 - 16:31

No trecho onde você diz “a Apple lançou o Word 1.0 para Macintosh”, creio que você quis dizer ” a Microsoft lançou o Word 1.0 para Macintosh”.

Aproveito para adicionar algumas informações.

Originalmente, o Macintosh tinha como mercado-alvo as empresas. Como isso se demonstrou uma falha de proporções absurdas, a Apple aproveitou seu sucesso em nichos como design gráfico, video, audio e outros segmentos “criativos” para continuar a existir.

A Microsoft, que naquela época tinha o foco no mercado de softwares aplicativos, foi uma das primeiras parceiras da Apple no desenvolvimento de aplicativos para Mac. O Word foi lançado primeiramente na plataforma Xenix (1983) e foi portado para o DOS (1983) e o Mac logo em seguida (1984).

O Excel foi desenvolvido primeiro para o Mac em 1985 e só chegou ao Windows — que ainda não existia de fato em 1985 — em novembro de 1987. O Excel nunca existiu no DOS, onde a Microsoft já tinha o Multiplan, massacrado pelo seu concorrente principal, o Lotus 1-2-3.

Portanto, é importante notar que os ditos “arqui-inimigos”, Apple e Microsoft, sempre foram “parceiros”. O debate sobre o “roubo” de tecnologias sempre vai existir, mas não há como negar que as empresas sempre andaram de mãos dadas, e continuarão assim por muito tempo.

Responder
Messenger for Mac: áudio e vídeo em 2010! » MacMinds 23/12/2009 - 09:15

[…] Microsoft tem uma área de desenvolvimento de software para Mac, a MacBU, que já falei sobre neste artigo. Nesta terça-feira o General Manager da MacBU Eric Wilfrid publicou no blog oficial do Mactopia as […]

Responder
"Mac Office Loves You" Se você for americano! | MacMinds 05/02/2010 - 09:12

[…] criar sua popularidade no Twitter, a MacBU (já descrita neste post) lançou em 31 de janeiro uma mega promoção: irá sortear 4 MacBooks Pros – super […]

Responder
Luciana 08/08/2010 - 00:16

Olâ, gostaria de saber se existe o Office 2008 for Mac (Home e Student Edition) em portugués.

Responder
Gino Olivato 08/08/2010 - 11:45

Ola Luciana,

Eu não conheço versão do aplicativo em português. O que é possível fazer é configurar o corretor ortográfico para a nossa lingua.

Obrigado pela visita

Gino

Responder
Daniel 28/05/2011 - 14:09

Tenho um MacBook Pro que foi infectado por um virus que danificou arquivos do Safari, tornando-o inativo ( abre uma tela dizendo que faltam arquivos ou que foram danificados). Penso em reinstalar o Safari via CDs originais da máquina; só que não consigo localizar somente o pacote de arquivos do Safari. Pode ajudar-me?

Responder
Gino Olivato 28/05/2011 - 16:17

Daniel,

Vou pesquisar se é possível e te aviso!

Muito obrigado pela visita

Gino

Responder

Deixe um comentário