Home Mac OS X Enviando a Agenda do Mac ao iCloud

Enviando a Agenda do Mac ao iCloud

por Gino Olivato

Se por algum motivo do mundo da tecnologia isso já aconteceu com você, não é mera coincidência. Quando há alguém na família ou um amigo próximo que “manja” de informática, ele é responsável pela rede sem fim do primo, vizinho, irmão; configura o iPhone/iPad de todos e – acima de tudo – se alguma coisa pára de funcionar é ele que recebe a ligação. A primeira pergunta (em vão) que ele faz é: você tem bakcup? Resolver este tipo de problema é sempre um excelente desafio, que só acaba quando o usuário está feliz.

O Problema

Separar duas Agendas que acidentalmente foram unidas no iCloud e distribuídas a todos os dispositivos cuja a conta estava cadastrada: 1 iPhone 4, 1 iPhone 4S, 1 MacMini, 1 iMac e 1 MacBook Air. De 630 nomes teríamos que chegar a duas agendas: uma com 198 nomes no iPhone 4 e 432 nos outros dispositivos.

A Solução:

Exportando os dados: como o iPhone 4 era de uma pessoa e o resto de outra, a partir do MacMini, a Agenda foi exportada através do Arquivo → Exportar → Arquivo de Agenda.Com isso foi criado o arquivo agenda_completa.abbu.

Limpando o iPhone 4: Para que não haja mais problemas, é importante apagar a conta que contem a lambança do dispositivo que deverá receber a nova§ agenda. No nosso caso foi necessário apagar a conta do iCloud do iPhone 4 antes de começar a migração. No aparelho fomos em Ajuste → iCloud → Apagar Conta, assim limpamos toda a agenda do telefone.

Criando um novo iCloud: Para não correr o risco de misturar tudo novamente, criei um novo usuário em um dos Macs só para fazer a migração da agenda para o iCloud. Usuário novo, iCloud novo e agenda velha. No novo usuário do Mac foi criada uma nova conta no iCloud com um novo email @me, que é grátis agora. Atenção para a senha! Ela tem várias regras específicas (8 caracteres, mínimo de 3 letras, uma maiúscula,  sem repetir 3 caracteres seguidos) e é fundamental para levar a agenda ao iPhone.

Ic 1

Importando a Agenda: Lembra do arquivo abbu que criamos na exportação acima? É hora de usá-lo. Se estiver no mesmo Mac, mas em outro usuário é possível copiá-lo se tiver a senha do administrador… Se tudo mais falhar apele para o pendrive. Com o arquivo em mãos abra a Agenda do Mac e vá em Arquivo → Importar. Agora começa a parte mais difícil! Quando visualizar todos os nomes, Vá em Agenda → Preferência → Contas, selecionoe o iCloud q acabou de importar e clique no sinal de menos para apagar . Haverá uma tela dizendo Deseja manter uma cópia de seus contatos neste Mac? Clique em Manter Contatos. Agora a Agenda do seu Mac tem todos os contatos importados.

Ic 4

Separando os contatos que interessam: Aqui não tem mágica, você terá que apagar todos os contatos que não deseja sincronizar com a nova conta no iCloud. Um bom castigo para quem tem dedo nervoso, confirmou se ler e bagunçou tudo.

Fazendo Backup: Quando tudo estiver pronto, separado, certinho, pronto para exportar é hora de FAZER BACKUP! Vá novamente em Arquivo → Exportar → Arquivo de Agenda e crie um arquivo, tipo agenda_separada.abbu.

Enviando ao iCloud: Agora sim podemos partir para a exportação, se algo der errado, temos como começar tudo novamente.Feche a Agenda. Vá em Preferências do Sistema → iCloud e clique em Contatos. Se já estiver habilitado, desabilite, aguarde alguns segundos e habilite novamente. Feche as Prefências do Sistema, e abra a Agenda novamente. Lá vá em Agenda → Preferência → Contas e em Informações da Conta habilite Ativar esta conta. Agora é a hora de aguardar a subida dos dados.

Ic 3

Ic 5

Verificando o sincronismo na nuvem: Se tudo correu bem, depois de algum tempo, dependendo do tamanho da agenda e da sua internet (no caso dos 200 nomes foram poucos), seus dados estarão nas nuvens, ou seja, nos servidores da Apple. Para verificar se isso aconteceu vá em icloud.com coloque o usuário e senha criado a pouco, vá em Contatos e todos os seus nomes e telefones estarão lá.

Enviando ao iPhone: Dados separados, sincronizados e “becapeados“; é hora de enviá-los aos dispositivos. No nosso caso ao iPhone 4. No aparelho vá em Ajuste → iCloud e adicione a conta criada. Os contatos começarão a popular sua agenda. Fim do pânico.

Observação para os mais desavisados: para tudo isso ser possível, todos os dispositivos têm que esta conectados à internet. Parece bem óbvio… Mas sempre tem alguém que esquece!

 

You may also like

2 comentários

Adri 06/02/2012 - 10:21

Parabéns pelo ITutor do ICloud! Salvando mais alguns dedos nervosos… Bjo!

Responder
Carolina 05/09/2014 - 17:39

Obrigada!!! super me ajudou, estava horas tentando passar meus contatos do mac para o iphone, valeu!

Responder

Deixe um comentário