Home Mac OS X Adium: Messenger sem Mistérios

Adium: Messenger sem Mistérios

por Gino Olivato

O Messenger hoje é a solução mais utilizada para comunicação instantânea, para continuar com essa conectividade no Mac existem diversas soluções, dentre elas a versão Mac do Messenger da Microsoft disponível no site Mactopia (detalhes neste post). Depois de testar o Messenger e outros aplicativos optei pelo o Adium (wiki) por diversos fatores. Sua instalação é facil e está disponível em Português do Brasil (versão 1.4b17 beta), a organização das janelas também foi um ponto forte na decisão.

Por default elas estão agrupadas em abas em uma única janela, ficando muito facil digitar uma mensagem para a pessoa errada. Se você alterar a opção Janelas->Mover Conversa para nova janela, cada conversa ficará em uma janela distinta. As fotos dos seus contatos estarão sempre atualizadas, coisa que em meus testes não acontecia com a versão da Microsoft. O Adium também funciona com AOL, Facebook, Yahoo, MySpace, entre outros, em Arquivo->Adicionar Conta você tem acesso à lista completa.

No menu de Preferência existe uma infinidade de configurações disponíveis, destaque para Aparência onde se configura os tipos de Emoticons, escolhendo o MSN você visualizará as animações das pessoas com quem estiver teclando.

É possível também configurar o tema do seu aplicativo, por padrão ele utiliza o ícone idêntico ao do início do post, mas vc pode alterá-lo baixando os temas deste link. Eu utilizo um da EVE do filme WALL-E bem simpático. Outra aba importante é a Geral, onde você pode desabilitar a gravação de log (histórico) de suas conversas.

A grande desvantagem do Adium é não permitir a utilização do iSight (câmera embutida do seu Mac) já testei um outro aplicativo que tinha essa opção mas não me agradou.

O Adium é uma ótima opção para utilizar o MSN no Mac sem Mistérios!

APLICATiVO: Adium
PREÇO: freeware grátis
DOWNLOAD versão 1.3.8


13 comentários
0

You may also like

13 comentários

Victor Fontes 09/12/2009 - 13:00

O Adium realmente é excelente, antes de usá-lo no mac, usei seu primo, o pidgin por muito tempo no linux. Sem querer dar uma de freetard, gostaria apenas de ressaltar que o preço é grátis e não freeware, afinal o adium é um software livre, de código aberto e não um simples freeware.

Responder
Gino Olivato 09/12/2009 - 16:51

Victor,

Alterei de FREEWARE para GRATIS, obrigado pela ajuda!

abs

Gino

Responder
Flavio Donadio 12/12/2009 - 16:03

Em minha empresa — onde utilizamos somente Macs — decidi pelo Adium ao invés do Microsoft Messenger “oficial”.

Como tenho contas em vários serviços de mensagens instantâneas (ICQ, MSN, GTalk e AIM), não tenho muita escolha, pois o Adium é atualmente o melhor “multi-messenger”.

Porém, para os funcionários, não haveria grande diferença: eles usam apenas a conta do MSN que criamos para eles no momento da admissão. Nesse caso, ainda considero o Adium uma alternativa melhor, pois ele não tem o “inchaço” (bloat) que os clientes oficiais têm. Especificamente para mim, não ter o recurso de audio/video-chat é uma vantagem.

Responder
Marcelo Novaes de Oliveira 18/12/2009 - 03:11

Concordo com o Flavio! Como uso Windows minha opção fica com o Miranda ( http://www.miranda-im.org/ ). Multi-protocolo, bem leve, extensível e customizável.

Aliás, o Adium tem uma base GIGANTESCA de usuários postando conteúdo para customização de tudo que é coisa. Uma maravilha! Direto eu “pirateio” uns emoticons ou bubbles diferentes pro meu Miranda… hehe.

Responder
Finalmente a paz entre iSight x MSN! Com participação ilustre! | MacMinds 26/03/2010 - 04:33

[…] Mac Beta. Continuei com o MSN, sem iniciar o Adium para ver se sobreviveria sem ele (mais detalhes neste post)… Fora a questão das fotos dos meus contatos não aparecerem, tudo funcionou bem. Então […]

Responder
Comunique-se no iPad com IM+ | MacMinds 04/06/2010 - 11:25

[…] Eu sou do tempo que o mIRC era novidade, estamos falando de 1995 onde esse programa era uma versão Windows que permitia utilizar o protocolo de chat IRC. Depois disso fui para o ICQ quando ele ainda era da Mirabilis. Aí veio o MSN e a maioria dos meus contatos têm uma conta lá. Para o Mac existem soluções como o Messenger for Mac da Microsoft e o Adium. […]

Responder
mica 02/10/2010 - 13:39

como eu faco paraa descobrir o historico do ADIUM no meu mac book?

Responder
Gino Olivato 03/10/2010 - 09:00

Ola,

No ADIUM vá em Janela->Visualizador de Transcrição de Conversa, ou pelo atalho [Shift]+[Command]+L

abs

Gino

Responder
Karina 11/01/2011 - 11:16

No Adium, Janela–> Visualizador de transcriçoes de conversa –> selecionei a conversa e deletei, e sai normalmente, entrei de novo, e lá estava todas as conversas,não adianta nada continua gravado, eu já desabilitei a opção de gravação, e gostaria de deletar as conversas antigas, mas não consigo, como fazer ?

Responder
Gino Olivato 14/01/2011 - 14:19

Karina,

Em meu Mac todas as conversas foram apagadas, procure ver se o seu usuário é o administrador do computador.

Obrigado pela visita!

Gino
@mac_minds

Responder
Karina 19/01/2011 - 09:52

Sim, o usuário é o administrador, o histórico continua lá, mesmo depois de deletado, tem algum outro modo de apagar, sei-la, talvez dentro dos arquivos do aplicativo ?
Grata

Responder
Madalena 25/02/2011 - 17:58

Como faço para vizualizar os históricos das conversas dos ultimos dias, em ordem? E não exclusivamente históricos de um contato só?
Grata, Madalena

Responder
Gino Olivato 26/02/2011 - 14:17

Madalena,

Vou verificar e te aviso! Eu deixo meus históricos desabilitados!

Obrigado pela visita

Gino

Responder

Deixe um comentário