Home iPad Veja como foi o keynote do WWDC 2012

Veja como foi o keynote do WWDC 2012

por Gino Olivato

wwdc-2012-hero

Com a Siri fazendo piadas no início do evento, a Conferência Anual para Desenvolvedores da Apple começou cheia de novidades e confirmações. Mês para a chegada do Mountain Lion, lançamento do iOS 6 e a nova geração do MacBook Pro. O Keynote que durou quase duas horas falou de números, hardware e software. Para ver o vídeo completo clique aqui

MacBook Air update

wwdc-2012_050

A consagrada família dos ultrafinos notebooks da Apple chega à sua terceira geração. Mantendo o mesmo tamanho e baixando o preço do novo produto, os enegenheiros de Cupertino melhoraram aquilo que já era muito bom. Agora com portas USB 3, os Air – de 11 e 13 polegadas – têm também a nova plataforma de processadores Ivy Bridge da Intel, Core i5 e i7 (buit to order). A câmera também teve melhorias, agora o Air vem com a FaceTime HD com resolução de 720p. Os de 11” estão disponíveis com 64GB por USD 999 e 128 GB por USD 1099; 100 dólares mais barato que as versões anteriores. Quem comprou um MBA recentemente deve estar bem bravo! O mesmo acontece para as versões de 13”, com 128GB por USD 1199 e 256GB por USD 1499. Quando estarão nas lojas? Agora! Assim como todos os equipamentos lançados ontem.

Novo MacBook Pro

wwdc-2012_074

Como já era esperado a Apple deu uma renovada nos MacBook Pro de 13 e 15 polegadas. Todos agora com USB 3 e processadores Ivy Bridge. Nada foi falado sobre o de 17”. Mas a grande estrela no mundo dos portáteis foi o MacBook Pro New Generation, equipado com anunciado Retina Display, com 2880 x 1800 pixels em 15,4 polegadas.

O novo notebooks da Apple também tem USB 3 e – seguindo a tendência que começou com o MacBook Air e já passou pelo MacMini – não tem drive óptico. Também vem equipado com SSD no lugar do tradicional HD. Ele é mais fino e mais leve que o Pro… Mas mais pesado e menos portátil que o Air. O preço começa em USD 2199, e pode subir dependendo da configuração desejada. Segundo o vídeo já disponível no site da Apple, o projeto é inteiramente novo, com destaque para o sistema de ventilação com pás assimétricas para diminuir o ruído. Estima-se que a bateria dura 7 horas em operação. O ótimo entre performance e portabilidade.

Mountain Lion chega em Julho

wwdc-2012_479

O mês já está definido, falta só o dia! Até o final do próximo mês teremos a nova versão do OS X em nossos Macs, por apenas USD 19,99. Confirmando vários boatos das ultimas semanas, o Mountain Lion terá varias coisa já implementadas no iOS, como uma maior integração com o iCloud e a Central de Notificações. O novo OS terá o AirPlay, que permite streaming a partir do iPad/iPhone, assim como o Apple TV faz hoje. Outra novidade será o Power Nap, capacidade do Mac continuar atualizando email, calendário e afins mesmo com o computador em repouso; isso só estará disponível para os novos MacBooks Air e Pro.

Lançamento do iOS 6

wwdc-2012_475

Confirmando várias especulações, o iOS 6 já está entre nós – ao menos com os desenvolvedores – conforme esperado por toda a blogosfera. Pela abertura do evento, vimos que a Siri teve upgrades, agora ela consegue abrir aplicativos, postar diretamente no Facebook/Twitter e estará disponível em outros idiomas. A assistente pessoal também chega ao Novo iPad; às duas primeiras gerações do tablet não! Finalmente o Facebook fará parte do iOS, assim como aconteceu no iOS 5 com o Twitter.

Coisa que a muito tempo já existe no Symbian da Nokia, você poderá não atender uma chamada e responder com um SMS, dizendo que liga depois ou algo que vc customizar. Finalmente uma mudança no Telefone. Teremos também a chegada o Do not Disturb (não perturbe), com isso ativado, seu telefone continuará recebendo mensagens, emails e notificações, mas a tela não se acenderá com cada uma delas, assim você não precisara se preocupar em silenciar seu aparelho antes de dormir.

Os Mapas serão um capitulo à parte nesta nova versão do iOS. depois de 5 anos, o Google Maps não estará mais – de forma nativa – em nossos iDevices. Começando pelo novo ícone a Apple refez do zero o atlas que acompanha seus smartfones e tablets. O desejado sistema turn-by-turn será implementado e você poderá perguntar à Siri como chegar a um determinado endereço. Sem falar nos mapas vetoriais 3D… Vamos ver como isso ira se comportar em Território Nacional, pois a Siri ainda não nos entende, ela não conhece lugares fora dos EUA, sem falar na nossa bela conexão de banda larga móvel. Mas os fabricantes de GPS devem estar no mínimo preocupados com o futuro do mercado americano.

Há ainda um novo aplicativo, chamado do Passbook, onde você poderá guardar informações sobre vôos, cartão de fidelidade de companhias aéreas e até boarding pass de suas viagem aéreas. Vamos ver se funcionará no Brasil.

O iOS 6 chegará ao mercando durante o outono americano (nossa primavera) e – confirmando mais um boato – estará disponível para os iPhones 3GS e iPads 2 em diante. O iPod touch de quarta geração também será suportado. Para aqueles que tem o iPad 1, mais um motivo para pensar em upgrade, pois ele não é mais suportado.

Resumo

  • Muitos boatos tornaram-se fatos, abaixo algumas conclusões depois de tantos anúncios:
  • O sucesso da linha Air fez com que a Apple atualiza-se 3 vezes em menos de 3 anos.
  • O futuro do MacBook Pro já está traçado, e não terá DVD.
  • O único aplicativo que sobrou no iOS da relação entre Apple e Google foi o YouTube
  • Muita coisa vazou, mas ninguém falou nada sobre o Passbook
  • Ventoinha com pás assimétricas fazem menos barulho

Claro que já estou medicado para acalmar a Síndrome do Upgrade, meu MacBook Air já esta à venda. Vou trocá-lo por um novo, do mesmo tamanho pois a portabilidade é imbatível

Crédito das imagens gdgt.com

Criado no iPad

You may also like

Deixe um comentário