Home iPad Conheça as principais novidades do novo iOS 6

Conheça as principais novidades do novo iOS 6

por Gino Olivato

Segunda-feira 11/06, foi dia de festa para os desenvolvedores e consumidores dos produtos Apple. Foi o dia do evento WWDC 2012, onde a Apple apresenta seus novos produtos e deixa o mundo inteiro ansioso e deslumbrado.
Dessa vez, além de apresentar novos modelos do MacBook Air, MacBook Pro e o novo MacBook Pro mais fino, mais leve com novos recursos e tela retina, a Apple trouxe o novo sitema operacional para seus computadores, o OS X Mountain Lion, que estará disponível para compra já no próximo mês de julho, por US$19,99 (super barato né?), e também apresentou o tão esperado sistema operacional para o iPhone/iPad/iPod Touch, o “iOS 6”. Mas o novo sistema será suportado apenas partir do iPhone 3GS, iPad segunda e terceira geração e para a quarta geração do iPod Touch. E provavelmente estará disponível apenas no começo de outubro.
Mas nós do MacMinds, já tivemos o gostinho de realizar alguns testes com o novo iOS no iPhone, então vamos contar para vocês um pouco sobre ele. Durante o evento da WWCD 2012, quando foi apresentado o novo iOS 6, foi citado ter 200 novas funcionalidades, mas no evento a Apple trouxe apenas 10 delas para nos dar um gostinho de quero mais.

Confira abaixo alguns dos novos recursos que foram exibidos no evento e também algumas coisas que descobrimos em nossos testes:

Novas funcionalidades para a Siri

– Ganhou suporte a novos idiomas: Inglês (EUA, Inglaterra, Austrália e Canadá), Espanhol (Espanha, México e EUA), Francês (França, Suíça e Canada), Alemão (Alemanha e Suíça), Japonês, Italiano (Itália e Suíça), Cantonês (China e Hong Kong) e Mandarim. Pena que o nosso Português ainda ficou de fora. Então vamos aguardar.
– A Siri agora é integrada com o serviço de restaurantes Yelp, possibilitando ver a opnião das pessoas, fazer reservas e consultar endereços.
– Agora a Siri verifica estatísticas de jogos de baseball, basquete, futebol, entre outros e fornece até informações sobre o perfil dos jogadores. Nesta versão beta, ela ainda fornece essas informações só para os EUA.
– Ele também fornecerá informações sobre o trânsito e sobre cinema.
– Integrado com as redes sociais, você pode falar o seu texto e a Siri irá postar no facebook ou no twitter.


• Facebook

– O Facebook agora é totalmente integrado ao sistema. Assim como o twitter já estava na versão 5.1.1.
– Você pode sincronizar seus contatos do facebook com os contatos da agenda do iPhone.
– Sua conta (login/senha) já fica registrada no sistema.
– Você pode fazer uma postagem simplesmente abrindo a central de notificações, sem a necessidade de entrar no aplicativo. Agora existem dois botões, um para publicar no facebook e outro para o twitter. Você pode mudar a posição dos botões, no topo da central de notificações ou no final por exemplo, direto nos ajustes.

 

• Chamadas recebidas

– Agora você poderá ignorar uma ligação, colocar um lembrete para retornar depois, ou na hora, já enviar uma mensagem pré-programada para seu amigo, avisando que está ocupado por exemplo.

 

• Novo Mapas

– Diga adeus ao Google Maps. Agora a Apple criou seu próprio aplicativo em parceria com a TomTom. O que promete ser muito bom, mesmo ainda não funcionando para nós, brasileiros, que nunca desistimos mesmo.
– Agora os mapas carregam bem mais rápido, pois são baseados em vetores. E será possível o uso sem conexão de internet – (será? – estou louca para testar isso).
– O app fornece informações sobre estabelecimentos, com fotos, notas e resenhas.
– O novo mapa agora faz a navegação curva-a-curva e funcionará com a tela bloqueada. Então ponto para a Apple, pois já era hora de termos algo de verdade.
– O mapas apresenta um novo recurso chamado “Flyover”, que permite sobrevoar em réplicas 3D de várias cidades.
– E também é mais um app integrado com a Siri (olha que maravilha).

 

• Mail

– Agora tem a função de “Pull to refresh” (que por sinal ficou legal, com uma gota se desfazendo). Você checa seus emails direto da caixa de entrada, puxando a tela para baixo (assim como já existem nos apps de facebook e twitter que você já está habituado).
– O Mail também vem com a opção para criar uma lista VIP, onde você escolhe seus contatos mais importantes e recebe alertas para os emails que realmente quer ser notificado.
– O app também terá a inclusão de imagens inline nos emails.

 

• Não perturbe

– Você pode ligar esta função durante a noite ou até mesmo em uma reunião, pois ao contrário do “modo avião”, seu aparelho continua com todas as funções ativas, mas não faz barulho e não irá incomodar.
– Repare que na foto abaixo, quando o modo “não perturbe” estiver ligado, aparece o desenho de uma lua ao lado do relógio para identificação.

 

• Facetime

– Ótima notícia: agora o facetime funcionará com wifi e 3G.
– Mas pelo visto, funcionará apenas no iPhone 4s, pois testamos com o 4 e não funcionou. Tomara que seja só nessa versão beta do iOS 6 e que nas próximas atualizações venham boas notícias.


• App Store

– A App Store ficou linda e funcional.
– Possui novo layout e nova disposição dos botões featured, search, update, top charts e genius.
– Ao realizar um download você não será “jogado para fora” do aplicativo. O app é baixado e você continua navegando na loja.
– Para ter acesso as informações de update dos apps, quais as modificações e novidades, basta clicar na seta que aparece ao lado do logo do app.
– Ao instalar um novo aplicativo, ele mostra uma tarja azul, escrito “novo” para identificar o app. E ao abrir o app pela primeira vez, a tarja irá desaparecer do logo do aplicativo.


• Recurso Privacidade

– Mostra separadamente em listas, todos os aplicativos que utilizam o serviço de localização, dos seus contatos, calendários, lembretes e fotos, permitindo que você adicione ou cancele o acesso dos apps listados a qualquer momento.
– Sempre ao abrir pela primeira vez um aplicativo que necessite de qualquer uma das suas informações, você receberá uma mensagem para aprovar ou recusar. E sua decisão poderá ser alterada posteriormente acessando o recurso privacidade.


• Keypad

– Agora com novo layout, nova cor. Gostaram? (ainda preciso me acostumar).

• Fotos

– Novas opções para o compartilhamento de fotos: email, mensagem, compartilhamento de fotos, twitter, facebook, atribuir a contato, imprimir, copiar e imagem de fundo.

Além disso, foi citado sobre a integração do OS X Mountain Lion com o game center do iOS 6, que permitirá jogar multiplayer entre Macs, iPhones, iPads e iPods e também sobre a integração do app Mensagem (iMessage) entre os gadgets, recebendo as mensagens em todos os aparelhos que estiverem com o serviço ligado (e isso já funciona perfeitamente).

Bom, hoje ficamos por aqui.
Mas em breve postaremos mais sobre essas novidades aqui no blog.
Esperamos que você goste!

You may also like

1 comentário

@renatopaulo 13/06/2012 - 14:34

Otimas dicas Kamilla!!! acabei de instalar no meu Iphone e é sempre bom artigos assim para verificar quais a novidades no nosso “queridinho”, valeu!!

Responder

Deixe um comentário