Home iPad Transforme o SIMCard em Nano-SIM para o iPhone 5

Transforme o SIMCard em Nano-SIM para o iPhone 5

por Gino Olivato

Sims

Com a chegada do iPhone 4 em 2010 foi aberta a temporada de “Corte ao SIMCard” possibilitando a rápida migração para a nova diminuta tecnologia. Quando achávamos que o tamanho do chip já estava bom, veio a história do Nano-SIM em novembro de 2011. Menos de um ano depois a Apple adotou o diminuto SIMCard em sua linha de produtos: iPhone 5 e iPad. Mais uma vez recorremos à tesoura!

Abrindo a caixa do iPhone 5, a primeira surpresa, a Apple não manda mais aquele instrumento para que você remova a bandeja do SIMCard de dentro do telefone. Um clip de papel funciona bem. Na falta dele – e no desespero de usar o novo telefone –  um brinco também serve.

Com o chip em mãos, vem a hora do corte. Se você comprou o iPhone nos EUA e ele veio com o chip dentro, tudo fica mais fácil, basta colocar um sobre o outro e cortar. Foi assim que fiz o meu. Caso não tenha um Nano-SIM de referência, existe um tutorial passo a passo de como marcar o SIM, feito pelo pessoal do iPhoneZen.com.

Lembre-se você irá fazer isso por sua conta e risco, Há a chance de não funcionar!

  1. Marcar: depois de marcar o chip, seja com o tutorial ou com outro de referência, não tem muito segredo, é coragem e cortar;
  2. Cortar: com uma tesoura corte firmemente a parte marcada, se um pedacinho do metal for cortado também não tem problema, no meu aconteceu;
  3. Testar: Tente colocar o chip na bandeja, se não couber, faça um ajuste fino com a tesoura. Se tudo correu bem, a mensagem de Nenhum Cartão SIM Instalado sairá da tela em alguns segundos.

DICAS:

  • Caso não tenha dado certo na primeira vez, desligue e ligue o telefone;
  • Houve uma lenda quanto à diferença de espessura do Nano-SIM, e que seria necessário lixá-lo para colocar no iPhone 5. Isso não aconteceu em nossos testes:
  • Conecte seu iPhone com o chip no iTunes para que recebe o pacote da operadora, às vezes ele tem sinal mas não faz ligação antes da conexão.
  • Você pode cortar tanto o chip do iPhone 3G/S (SIMCard) quanto do 4/S (Micro-SIM).
  • Se já cortou o chip para caber no iPhone 4, pode cortá-lo novamente para o iPhone 5.

[nggallery id=1]

You may also like

6 comentários

Leandro 13/06/2014 - 07:22

Opa, eu tenho um Sim Card, porem o mesmo veio com a parte metalica gigante, cortei ele pra o micro SIM, e a parte metalica ficou bem na borda, seria possivel cortar este chip pra nano? pois comprei um Moto X

Responder
Fernando 28/08/2014 - 08:48

Olá, Leandro.
Também possuía um simcard com núcleo (parte metálica) “gigante”, de Velox 3G da Oi. Fiz o corte pra nano-SIM (pra usao em Ipad Mini) e funcionou. Usei um gabarito semelhante a este da página, Cortei nas linhas paralelas (na mais alta e na mais baixa do núcleo) e nas laterais, de modo a manter o centro do chip coincidente com o centro do gabarito. Com isso, foi cortada parte da borda metálica, mas funcionou. Se for usar em Ipad, não esqueça de configurar o APN de acordo com a operadora.

Responder
jah 05/11/2014 - 09:33

Tive esse problema algumas vezes antes das operadoras brasileiras disporem do nano-SIM. Usei tesoura, lixa de unha e por fim um cortador chinês que dá a vantagem de um adaptador para uso em aparelhos com SIM normal.
O problema da tesoura é que ela tende a torcer o plástico e pode danificar o chip no caso do nano-SIM, cujo corte é muito próximo dos contatos.
A melhor opção que encontrei, afora o cortador chinês, foi riscar o chip, usar uma lâmina de estilete fora do cabo, dar uma pancada com um martelinho ou algo parecido, e prestar atenção onde o chip vai parar. Desta forma o corte sai perfeitamente reto. No meu caso, tive ainda que lixar um pouco o chip, já que o SIM normal é realmente mais espesso, basta olhar na web a comparação entre formatos. Cuidado para não lixar demais e atingir o chip. Você pode até conseguir forçar o chip cortado sem lixar, mas se tiver problemas na hora de retirar a gavetinha, vai ter que desmontar o aparelho. Uma alternativa é usar uma lixa de unha e arredondar a borda superior do chip cortado ao longo de toda a borda.

Responder
Alberto 17/12/2014 - 22:17

Olá
Tenho um Simcard de Iphone 3gs e quero usá-lo no Iphone 5, é possível deixar no formato nano?

Responder
Markos 01/02/2015 - 17:42

Bacana, mas cortar o SimCard na marra assim é complicado, vou ir na operadora e tentar transferir o número para o novo SimCard.

Responder
Rodrigo 21/07/2016 - 23:07

Excelente! Segui as instruções e deu certo. Está funcionando 100%. Lixei a parte de trás na pedra de amolar facas.

Responder

Deixe um comentário