Home Mac OS X Automator: Seu fiel escudeiro no Mac OS X

Automator: Seu fiel escudeiro no Mac OS X

por Gino Olivato

Quando comecei a programar em meu XT há 22 anos entendi que os computadores vieram ao mundo para fazer por nós as tarefas repetitivas. Como recalcular uma série matemática imensa, ou criar uma mala direta personalizada. Hoje quando a sequência [Ctrl+C], [Ctrl+V] é amplamente usada em um processo é sinal que algo esta errado, como um sistema mal especificado que te obriga a controlar tudo por planilhas. Quem tem que ficar repetindo as funções é o computador, e não você! Desabafos corporativos a parte, desde o Tiger a Apple tem um aplicativo para criarmos fluxos de trabalho e simplificar nossa vida: o Automator.

Para ilustrar este post iremos criar um fluxo de trabalho (ou workflow) para abrir um arquivo no Editor de Texto. Quando preciso abrir um arquivo de configuração cuja a extensão não é reconhecid para ser aberto no Editor, é necessário escolher qual aplicativo deve ser utilizado para aquele tipo de arquivo.

Para criar um Serviço que abra o arquivo selecionado no Editor de Texto siga os seguintes passos:

1 – Abra o Spotlight e digite Automator;

2 – Escolha o modelo Serviços;

3 – Em Recepção de serviço selecionado escolha arquivos ou pastas e em qualquer aplicativo;

4 – Na coluna da esquerda clique em Arquivos ou Pastas; 5 – Depois arraste a opção Abrir arquivos ou pastas para a área de fluxo de trabalho; 6 – Agora a opção Abrir com para o Editor de Texto.app;

Para terminar clique em Arquivo->Salvar e escolha um nome, eu usei Arquivo TXT.

Seguidos esses passos, quando precisar abrir um arquivo com o Editor de Texto, clique com o botão direito ou [Command+Clique] e o Serviço que foi criado aparecerá no menu de contexto. Existem outros fluxos de trabalho que utilizo no meu dia-a-dia que irei compartilhar em outros artigos.


You may also like

4 comentários

Chipaz 12/02/2010 - 22:44

Gostaria de Saber usar melhor essas funções. Por exemplo não consigo selecionar um arquivo (ou múltiplos arquivos) de fotos e “enviar para email” por exemplo, melhor ainda se ele abrisse uma poup-up perguntando se quero redimnsionar as fotos como no XP. Essa é uma das rotinas que gostaria de criar mas nnca consegui.

Responder
Name Mangler: Renomeie suas fotos em lotes! | MacMinds 19/03/2010 - 10:18

[…] renomear as fotos em lotes, a não ser que você crie um fluxo de trabalho no Automator (detalhes neste post). Para fazer esta tarefa de uma forma fácil – e de graça – existe o Name Mangler da […]

Responder
Renan Azevedo 06/08/2010 - 13:43

Olá, gostaria de criar um serviço que procura-se em uma ferramenta de busca o texto selecionado. Eu sei que qq navegador faz isso, mas como serviço acho q seria melhor.

Responder
Gino Olivato 06/08/2010 - 14:01

Renan

Vou pesquisar sobre o assunto, nunca fiz um serviço deste tipo.

Abs

Gino

Responder

Deixe um comentário