Home Mac OS X Desembrulhando o MacBook Air 11”

Desembrulhando o MacBook Air 11”

por Gino Olivato

MacBook Air

Desembrulhar: desde o nosso primeiro aniversário aprendemos a desvendar as surpresas contida em um pacote. Isso tem um gosto especial se é algo que esperamos para ganhar… ou quando crescemos, esperamos para comprar! Na ultima terça-feira (30/11) consegui um MacBook Air 11” polegadas para chamar de meu. Depois de rodar várias lojas da rede Mac OnLine no Chile sem sucesso, foi em Amsterdam que comprei o novo notebook da Apple; e não o chamem de netbook, porque performance é documento!

Depois de abrir a diminuta caixa e ligar o danado, como ilustrado no vídeo abaixo, parti para a análise prática, no uso do dia a dia. Primeiro site que abri foi um para medir a velocidade da minha conexão à internet, adivinha o que o Safari pediu, a instalação do Flash da Adobe, pois tal plugin não vem de fábrica na Apple. Confirmado o acesso ao mundo exterior, foi a hora de atualizar. Clicando no ícone da maçã o Sistema pediu várias atualizações: Mac OS X, Java, Safari, iPhoto e iTunes, somando tudo tive que esperar por mais de 1 GB de download: puramente normal para algo que acabou de sair da caixa.

atualizacoes.png

Depois de colocar todos os sistemas em dia, parti para a ação: instalei o MarsEdit para editar os posts,  gostava do Blogo mas o suporte está horrivel; Skype, NetNewsWire para ler os RSS, configurei minhas contas no Mail e por aí foi, sempre que precisava de algo, recorria a internet. Estava utilizando o MacBookPro 13” há 4 meses e em nenhum momento fiquei esperando o MacBook Air fazer algo, até então a diferença de processador não tinha sido notada.

Como já relatado neste e neste post tive que usar a criatividade para converter filmes no formato FLV (YouTube) e editá-los no iMovie. Tudo funcionou muito bem! Realmente o fato do HD ser de estado sólido faz tudo ficar mais rápido, compensando a diferença de clock. Não contente, já era hora de estressar o bichinho: tirei da cartola um vídeo de 2 horas em full (HD 1080p) em formato MKV e tentei assistí-lo. Mesmo desligando tudo o que era possível – WiFi, Bluetooth e todos os outros programas – o vídeo engasgou no VLC. Já com um outro vídeo em 720p, funcionou perfeitamente.

O pendrive com o MacOS X que acompanha o produto é um charme à parte. Além dos sistema operacional, há também o pacote de instalação do iLife 2011, tudo no pendrive de 8GB.

Para o meu uso, não há mais duvida, o MacBook Air 11” é a solução ideal pois traz todas as funcionalidades do Mac OS e a portabilidade do iPad.

You may also like

Deixe um comentário